terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dados Biográficos do Candidato da CDU

    
JOAQUIM CELESTINO RIBEIRO
CANDIDATO DA CDU À CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA


Natural de Vila Praia de Âncora, nascido a 14/12/1972, frequentou o ensino pré universitário nesta vila – Escola Primária do Viso, Ciclo Preparatório de Vila Praia de Âncora e Externato de Na. Sra. da Assunção – e ainda na escola Maria Auxiliadora, em Mogofores, Anadia.
Licenciado em Engenharia Biológica, ramo terminal de Controlo da Poluição, pela Universidade do Minho, com estágio curricular na Câmara Municipal de Caminha, profissionalizou-se no ensino de Física e Química no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Possui o DEA - Diploma de Estudos Avançados em História da Ciência e da Técnica, pela Universidade de Vigo, requisito de investigação e tese no processo de doutoramento na mesma área.
É docente de Física Química com uma experiência de 15 anos no ensino, quer no sistema público, quer privado, 14 dos quais no concelho de Caminha, conferindo a experiência necessária ao conhecimento dos alunos e famílias. Ao longo dos anos, e no seu exercício profissional, procurou o envolvimento de toda a comunidade educativa, promovendo a interação entre a escola e o meio através de inúmeros projetos, nacionais e internacionais, versando a música e a intervenção cultural, a mobilidade na Europa e a cooperação entre instituições.
Como engenheiro desempenhou ainda funções de formador na área agrícola em todo o Entre-Douro-e-Minho, nas áreas do associativismo, higiene e segurança no trabalho e educação ambiental.
No plano associativo foi sócio fundador do NEEB - Núcleo de Estudos em Engenharia Biológica, sócio fundador da APEPCCA – Associação dos Professores do Ensino Particular e Cooperativo com Contrato de Associação, sendo seu vice-presidente até 2012, presidiu à APEAEVA - Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora e Ancorensis, é membro da InterAltoMinho e associado do NUCEARTES.
É membro do PCP – Partido Comunista Português, tendo feito parte da comissão política da DORVIC e integrando atualmente o secretariado do PCP em Caminha. Foi candidato a vários atos eleitorais – eleições autárquicas, europeias e legislativas – e participou em diversas consultas, destacando-se a audição no Parlamento Europeu relativa à maré negra causada pelo Prestige.
Tem desempenhado funções de eleito na Assembleia Municipal de Caminha, condição que o levou à integração da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Caminha (comissão alargada), Comissão de Acompanhamento da Assembleia Municipal ao processo de revisão do PDM e Comissão de Acompanhamento à poluição no rio Âncora.

Sem comentários:

Enviar um comentário