quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CDU - Coligação Democrática Unitária

DAS ELEIÇÕES ACABADAS

No passado dia 29 de setembro realizaram-se as eleições autárquicas que ditaram, no concelho de Caminha, a mudança partidária na liderança da Câmara Municipal, sem, no entanto, alterar as cores políticas que a constituem, isto é, os munícipes de Caminha voltaram a repetir a escolha de PS e PSD para a presidência e vereações da Câmara, a mesma escolha de há 37 anos a esta parte. A CDU já felicitou o candidato que assumirá brevemente a presidência do município, insistindo que a verdadeira mudança na gestão desta autarquia só se concretizaria com a presença da CDU.

Os resultados alcançados pela CDU foram considerados, por esta coligação, francamente positivos. Foi travado o declínio eleitoral tendo a CDU aumentado o número total de votos, reconquistado a Junta de Vilar de Mouros, mantido o eleito na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia de Vila Praia de Âncora. Foi ainda notória a importância eleitoral da CDU para a Câmara Municipal, uma vez que os seus votos determinaram quer a liderança da Câmara, quer o número de vereadores de cada força partidária. Mas o mais importante para a CDU, e esta era uma das suas principais metas, prendia-se com a realização de uma campanha elevada e que garantisse o esclarecimento integral da população. Com os parcos recursos e sem máquinas partidárias e/ou outras, percorremos todas às freguesias do concelho, estivemos nos cafés e comércios, nas feiras e fábricas, nas ruas e nas casas de muitos munícipes. Procuramos na verdade informativa garantir a compreensão da necessidade da presença da CDU em todos os órgãos municipais. No entanto venceu a identidade partidária e a vontade de afastar a liderança PSD da Câmara Municipal, consumida pelo poder e a forma inflamada de o exercer. Mas pelo que vivemos, sentimos e ouvimos, a satisfação é grande porque contribuímos para o esclarecimento e temos hoje a certeza que os munícipes de Caminha, dos vales do Âncora e Coura-Minho, tomam decisões mais informadas; e se hoje consideram que a CDU não deve ter qualquer vereador entre os 7 membros da Câmara é porque entendem que os 4 eleitos do PS os 3 do PSD são os que melhor servem os interesses do concelho. No entanto tal não significa que em 2017 não seja dada a confiança necessária à CDU, e por isso, animados pelo resultado alcançado, iremos manter o nível de trabalho a que já habituamos os munícipes e redobraremos a atenção direta às populações de todas as freguesias do concelho. É importante que conheçam o trabalho que a CDU, com apenas um eleito para a Assembleia Municipal, faz, comparativamente com os vinte eleitos do PS e PSD. É importante que a população acompanhe o trabalho dos sete elementos da Câmara, todos do PS e PSD, comparativamente com o trabalho político diário da CDU. E no final, de forma esclarecida e informada, uma vez mais estaremos disponíveis para a apreciação popular expressa no seu voto.

Finalmente, e depois deste ato eleitoral em que registámos com agrado a capacidade técnica e o profissionalismo da comunicação social, queremos, publicamente, depois de o termos feito pessoalmente, felicitar o seu desempenho, num ato consciente que atesta a importância da imprensa livre na vida democrática.

A CDU olhará o novo mandato autárquico com confiança, garantindo o seu contributo para enriquecer a democracia local e para apoiar todas as decisões que se traduzam num ganho na qualidade de vida no concelho, combatendo, com determinação e rigor, todos os atos que consideremos contrários ao progresso do concelho de Caminha.

As populações poderão continuar a confiar na CDU! 


Sem comentários:

Enviar um comentário